Nada de Melancolia by Pedro Mexia

Rating: *** (3 out of 5)

Review: This book is only available in Portuguese.

Graças à Feira do Livro do Porto, posso finalmente começar a cumprir a minha resolução de ler mais livros de escritores portugueses. Como não faz muito sentido escrever reviews em inglês de livros que só existem em português, e como anos a fio a escrever maioritariamente em inglês parecem ter prejudicado a minha capacidade de me expressar na minha língua nativa, decidi começar a escrever mais em português.

Este livro reúne um conjunto de crónicas de Pedro Mexia publicadas na revista NS. A escrita de Pedro Mexia é lúcida e económica, com um tom característicamente português de melancolia, um pessimismo latente de alguém desiludido e ao mesmo tempo fascinado pela vida.

As crónicas, pessoais e nostálgicas, tratam assuntos tão diversos como música, cinema, relacionamentos e experiências de vida. Gostei particularmente de “Os Filisteus”, dedicado àqueles que, detestando ler bons livros ou ver bons filmes (algo que por si só não é tão problemático assim), procuram provar a sua superioridade sobre os que gostam e que apelidam constantemente de “pseudo-intelectuais”.

Infelizmente, a maioria das crónicas pareceu-me excessivamente curta para o potencial de cada ideia, algo compreensível tendo em conta o medium para o qual foram escritas, mas que se torna incomodativo em formato de livro. Ainda ssim, foi uma boa introdução ao trabalho deste escritor, e fiquei com curiosidade para ler mais.

Leave a Reply

